Música, Bola e Cia...

Presença

SORRIA

Seja bem vindo (a)!
Vamos trocar idéias, bater papo...















sábado, 3 de abril de 2010

Carolina Maria de Jesus / Bezerra da Silva


Carolina Maria de Jesus só freqüentou dois anos de escola. Mas foi fenômeno editorial. Negra, pobre, mãe solteira. Nasceu em Sacramento, Minas, em 1914. Em São Paulo, foi empregada doméstica, auxiliar de enfermagem, artista de circo. Desempregada, foi morar na favela do Canindé, às margens do Rio Tietê. Virou catadora de papel. Preservava algumas folhas para relatar experiências do dia-a-dia.

Maio de 1958. O repórter Audálio Dantas chega à favela para cobrir a inauguração de um parque infantil. Fica intrigado com a mulher que ameaça bêbados sobre os brinquedos: “Se não saírem daí, vou colocá-los em meu livro!”

Começava a carreira de Carolina. Parte dos escritos foram publicados na Folha da Noite. Sucesso. Em agosto de 1960, a escritora lança Quarto de Despejo. Vendeu 10 mil exemplares em uma semana. Contradição: no dia do lançamento, teve de catar papel para garantir comida.

Depois tudo mudou. O livro ganhou traduções em 13 línguas, circulou por dezenas de países. A escritora deu entrevistas, ganhou prêmios, apareceu na TV. Deixou a favela, recebeu as chaves da cidade. Mas seus livros seguintes não tiveram a mesma repercussão. Logo seria esquecida. Já não era favelada, mas morreu no barraco de um dos filhos, em fevereiro de 1977, deixando dezenas de obras por publicar.

BEZERRA DA SILVA- Embaixador da Favela

EU SOU FAVELA - A favela é, um problema social

A favela, nunca foi reduto de marginal
A favela, nunca foi reduto de marginal
Ela só tem gente humilde Marginalizada
e essa verdade não sai no jornal

A favela é, um problema social
A favela é, um problema social
Sim mas eu sou favela
Posso falar de cadeira

Minha gente é trabalhadeira
Nunca teve assistência social
Ela só vive lá
Porque para o pobre, não tem outro jeito
Apenas só tem o direito
A salário de fome e uma vida normal.

A favela é, um problema social

A favela é, um problema social

Nenhum comentário:

Postar um comentário