Já no século 20, com o surgimento das revistas, as propagandas ganharam cores e ilustrações. Outra novidade foi a implementação do texto mais objetivo. A partir de 1920, com a chegada ao Brasil de grandes empresas multinacionais, o "boom" da propaganda instalou-se por aqui.
O rádio era o grande veículo de comunicação, a partir dos anos 30. Mas nos anos 50, o futebol passou a dar imagem aos anúncios, tornando as revistas e os jornais grandes meios de transmissão de comerciais. Por conseqüência, jogadores já famosos, como Garrincha, Pelé e Gilmar, passaram a virar garotos-propagandas de tudo quanto era tipo de anúncio. Pelé é, até hoje, um garoto-vovô-propaganda. Aliás, ele deveria ser chamado de o "rei do merchan, juntamente com Milton Neves".
A partir da década de 70, as propagandas com jogadores de futebol e esportistas em geral foram para a TV colorida. Atualmente, os atletas “de grife” possuem contratos milionários com essa ou aquela empresa.
Gerson o canhotinha de ouro, camisa 8 da seleção de 1970 um dos maiores craques, armadores e lançadores e do futebol,l ficou marcado em 1976 quando se tornou garoto propaganda dos cigarros Vila Rica.
O Texto era mais ou menos assim:
"É gostoso, suave e não irrita a garganta,
Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro?
Gosto de levar vantagem em tudo, cerrrto?".Marcado, não por ser atleta da seleção tri campeã de futebol e fazer propaganda de cigarro, afinal era fumante inveterado, mas por pronunciar a frase que descontextualizada tornou-se marca de aproveitadores em levar vantagem a qualquer preço e de qualquer forma em tudo...
Ate hoje Gerson tem horror desta historia que foi vitima e que originou a chamada (maldosamente),
Lei de Gerson.
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