Música, Bola e Cia...

Presença

SORRIA

Seja bem vindo (a)!
Vamos trocar idéias, bater papo...















domingo, 21 de março de 2010

Album de Figurinhas

As figurinhas já estiveram em maços de cigarros, balas, sabonetes...adaptando-se a varias plataformas, sempre alavancando as vendas de seus produtos. As crianças sempre foram o publico alvo e os maiores consumidores dos produtos associados às figurinhas.
Com o tempo sofreram muitas alterações, havia cartelas, paginas avulsas e álbuns... As crianças dos anos 50 e 60 faziam cola de farinha para colar as figurinhas, hoje elas são alto colantes e antialérgicas evoluíram conforme as exigências de mercado atual.
Na década de 40 os artistas do rádio eram muito famosos. Três das emissoras mais ouvidas as Rádios Farroupilha, Difusora e Gaúcha lançaram a promoção Balas do Rádio. Quem preenchesse o álbum ganhava prêmios como bicicleta, máquina de costura, receptores de rádio, ventiladores e bolas de futebol. Os galãs Cândido Norberto e Ernani Behs eram as figurinhas mais difíceis de encontrar. Adroaldo Guerra era a de número 10, tambem uma das mais dificeis.

CRONOLOGIA


1875 – Aparecimento de Figurinhas nas embalagens do extrato de carnes Liebig. Trata-se de 4 figurinhas com imagens da fábrica de extrato de carnes Liebig na cidade de Fray Bentos, no Uruguai. Estas figurinhas foram impressas por Clamaron, Paris.

1878 - Surgimento de Figurinhas em maços de cigarros

1895 – Lançamento da série “Marinha brasileira” feita pela manufatura de cigarros França&Mursa, SP.


1934 – Aparecimento do primeiro álbum de figurinhas específico para coleções: A Hollandeza. O segundo álbum é de 1936.



1949 – Surgimento do primeiro álbum com figurinhas vendidas em envelope. Trata-se da Branca de Neve e os 7 Anões da editora Vecchi.



1989 – Defesa da 1ª. Tese de mestrado sobre álbuns de figurinhas de Paulo Cézar Goulart na ECA-USP.



1980 – Primeiro catálogo sobre figurinhas por editora de Nilo Sérgio de Oliveira. Em 1995 ampliou e atualizou estas informações.

1993 – Aparecimento da 1ª. Relação de álbuns por ano de lançamento de Leila Dias Oliveira.

1997 – Surgimento do catálogo de álbuns de figurinhas por ano de editoração da Prof. Margarida N.Menezes, com 1793 álbuns selecionados até agosto de 1997.

1999 – Surgimento na Feira dos Colecionadores do Rio de Janeiro do primeiro álbum de capas, num total de 12, com álbuns da coleção Nilo Sérgio de Oliveira e fotos de Alberto Moreira.

2002 – Primeiro artigo sobre álbuns de figurinhas publicado na Internet, sobre a história de um colecionador, de autoria de Paulo Bodmer.

Figurinhas salvadoras
Em 1924, os imigrantes alemães Paul e Richard Stern lançaram no Rio de Janeiro o sabonete Eucalol. Por ser derivado do eucalipto, o produto era verde, fugindo do padrão dos sabonetes da época, que eram brancos ou cor de rosa. Houve grande rejeição por parte dos consumidores. Em 1930, com o encarte de figurinhas colecionáveis nas embalagens, as vendas do produto tiveram forte impulso. Eram as famosas Estampas Eucalol, que circularam até 1957.

Ao todo foram lançadas 2 400 figurinhas, sobre os mais variados temas. Em 1980, o sabonete Eucalol saiu do mercado, devido à falência da Perfumaria Myrta. As estampas são até hoje objeto de desejo de colecionadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário